Páginas

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Não ao aumento da passagem!

Mais um começo de ano com aumento da passagem de ônibus. Campinas e outras cidades como São Paulo sofrem com um aumento na faixa de 10%. A população continua gastando um terço da sua renda com transporte enquanto os deputados aumentam mais de 60% os seus salários. O aumento permanente das passagens, a carência de ônibus suficientes para atender a população, dentre outros problemas, são resultados da privatização do transporte. As empresas de ônibus estão nas mãos de poucos empresários, cujo objetivo central é garantir seu lucro e não o transporte de qualidade. Essas mesmas empresas e seus donos são os financiadores das grandes campanhas eleitorais dos políticos da cidade, inclusive do prefeito, que depois de eleitos pagarão sua dívida autorizando esse tipo de aumento absurdo que vemos hoje.

Por que queremos um transporte PÚBLICO DE VERDADE?

MEIO AMBIENTE
O transporte coletivo garante que mais pessoas sejam transportadas com menor emissão de carbono na atmosfer. O que é fundamental hoje, quando o mundo reconhece os efeitos devastadores dos impactos ambientais.

DESEMPREGADOS
O direito de usar o transporte coletivo gratuitamente garante que desempregados possam sair em busca de emprego. Garante também o acesso à Saúde, Cultura e Lazer.

JUVENTUDE
A juventude deve também ter acesso gratuito ao transporte coletivo. Segundo dados divulgados pelo próprio governo, o gasto com o transporte até a escola é um dos maiores motivos de altas taxas de desistencia escolar.

CULTURA
A circulação da produção artística e cultural se limita ainda mais com o aumento da passagem, fica cada vez mais difícil ter acesso ao que é produzido em outros cantos da cidade, principalmente nos bairros populares. É fundamental que todos tenhamos acesso à teatros, estádios de futebol,shows e manifestações artísticas da cidade onde moramos.

Precisamos unir a população, os trabalhadores e a juventude contra esse aumento e fazermos mobilização com atos, debates, etc. para reverter mais esse ataque. Por isso impulsionamos o comitê contra o aumento da passagem e buscaremos criar comitês locais para abrir reflexão e debate em cada local de trabalho, de estudo etc. para que, a partir disso, nos organizemos politicamente para as grandes mobilizações necessárias para barrar esse aumento e discutir uma outra proposta de transporte público.



Por isso defendemos:



  • REDUÇÃO IMEDIATA DO PREÇO DA PASSAGEM!
  • ESTATIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS!
  • PASSE LIVRE PARA ESTUDANTES E DESEMPREGADOS!
  • REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DE MOTORISTAS E COBRADORES SEM REDUÇÃO DE SALÁRIOS!
  • REAJUSTE SALARIAL PARA TODOS TRABALHADORES DO TRANSPORTE COLETIVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário