Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Protesto com acorrentados acaba em confronto com a polícia em SP

Ao menos seis estudantes se acorrentaram dentro do prédio da Prefeitura de São Paulo nesta quinta-feira, em protesto contra o aumento da tarifa de ônibus.

A tropa de choque da Polícia Militar foi acionada e houve confronto com estudantes que apoiavam o protesto no lado externo.

De acordo com relatos de estudantes, eles se prenderam às catracas que dão acesso aos elevadores do prédio, no centro de São Paulo, por volta das 13h. Cerca de outros dez estudantes acompanham a manifestação no saguão do edifício, que teve as entradas bloqueadas. No lado externo, foram montados bloqueios pela Guarda Civil Metropolitana e pela Polícia Militar.

Os confrontos começaram após estudantes lançarem rojões e sacos de lixo em direção aos policiais, que revidaram com spray de pimenta e balas de borracha. Uma catraca de ônibus foi queimada em frente ao bloqueio.

De acordo com estimativa da Polícia Militar, cerca de 400 manifestantes estão em frente ao prédio da prefeitura. Não há informações sobre feridos.

REUNIÃO

O protesto ocorreu após uma reunião na secretaria de Transportes. A reunião estava marcada para ocorrer de manhã, na zona norte da cidade, mas, segundo os estudantes, o secretário adjunto, Pedro Luiz de Brito Machado, não compareceu.

Eles seguiram, então, até secretaria, onde foram recebidos. Segundo Bruno Machion, 23, membro da Assembleia Nacional dos Estudantes Livre, os estudantes disseram que estavam lá para saber se a prefeitura iria abrir uma negociação para a redução da tarifa, mas receberam como resposta que isso não ocorreria.

Após a reunião, ainda de acordo com Machion, os estudantes foram até o prédio da prefeitura e se acorrentaram. Os vereadores Juliana Cardoso (PT) e Antônio Donato (PT) foram até o local, e disseram estar lá "para garantir que nada ocorra com os estudantes".

Segundo uma estudante que esteve dentro do prédio, os estudantes estão cercados por guardas civis e policiais militares. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que, por enquanto, não há nenhum tipo de negociação para a liberação dos manifestantes --há garotos e garotas.

Segundo seus colegas, eles não se soltaram nem para ir ao banheiro, e usam um balde para fazer as necessidades.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/877297-protesto-com-acorrentados-acaba-em-confronto-com-a-policia-em-sp.shtml, dia 17/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário